terça-feira, 14 de abril de 2009

ACANM PROMOVE O EVENTO CAVALGADA

ACANM-MATEUS LEME- ASSOCIAÇÃO DOS CAVALEIROS E AMIGOS DA NATUREZA DE MATEUS LEME.

PROMOVE O EVENTO CAVALGADA ;

“ AS ÁGUAS NO CAMINHO DE MATEUS LEME A SÃO TIAGO, 90 ANOS DEPOIS"

EM QUE CONSISTE -O evento consiste em realizar uma cavalgada, com aproximadamente 50 cavaleiros e amazonas, partindo da cidade de Mateus Leme até a Cidade de São Tiago, passando por vários municípios, tentando se aproximar ao máximo do mesmo caminho feito por muitos que saíram de suas terras em busca de outros lugares em busca de nova vida, entre eles podemos destacar: Ivo Batista de Oliveira; Hipólito José de Faria, Irmãos Castro e seus familiares, que iniciaram a migração do município de São Tiago para o Município de Mateus Leme, a cavalo, há mais de 90 anos.

DATA PROVÁVEL -16 a 19 de JULHO DE 2.009.

A partida será de Mateus Leme e a chegada em São Tiago.

A volta será de veículo automotor.

Na saída e na chegada será de suma importância a presença de toda a comunidade, principalmente dos familiares dos migrantes, especialmente aqueles que por qualquer motivo não poderem fazer o trajeto a cavalo,

Serão prestadas homenagens aos migrantes mais antigos e as pessoas envolvidas em movimento ecológico dos municípios situados no caminho.

OBJETIVO:

1)- Despertar e mobilizar as comunidades dos Municípios de Mateus Leme e todas existentes no caminho até São Tiago, da necessidade urgente de preservar as nascentes, os córregos e rios, para que voltem ser as mesmas águas cristalinas de 90 anos atrás e acima de tudo sensibilizando as autoridades para medidas urgentes e concretas para despoluição.

2)- Fortalecer os sentimentos de família, estreitando os laços entre seus membros e criando novos amigos, nas comunidades (Municípios) participantes.

3)- Divulgar o movimento de cavalgadas com maior integração entre o homem, a mulher, a criança, o jovem, o animal e a natureza, relembrando e despertando a origem cabocla que cada um tem dentro de si.

4)- Criar novas opções e trilhas para cavalgadas, entre os municípios, como incentivo ao turismo rural, com novas opções de pousadas, restaurantes e comércio.

5)- Divulgação dos eventos regionais, vocação de cada município, voltadas para cavalo, em especial as cavalgadas, festas tradicionais, como Cavalhadas de Santo Antônio e a Feminina que acontecem em Mateus Leme.

EXECUÇÃO Para a execução do evento será necessária a participação ativa dos Municípios de Mateus Leme e São Tiago, através de suas secretarias de meio ambiente, educação, turismo, relações públicas, além dos municípios situados no caminho, além das associações de cavaleiros e secretarias de estado de meio ambiente, educação e turismo; polícia militar e comunidade em geral.

As atribuições de cada participante serão determinadas em reuniões próprias. Tendo como sugestão inicial a mobilização dos envolvidos; divulgação do evento; intercâmbio entre estudantes das escolas dos municípios através de cartas e internet; levantamento das nascentes que dão origem aos rios e riachos que banham os municípios, grau de poluição de cada um e causas da poluição e outras.

DA CAVALGADA:

1)-os cavaleiros e amazonas, terão acompanhamento durante o caminho e através de equipes de apoio para os animais e seus condutores, como alimentação, remédios, etc.

2)- durante o trajeto terão responsáveis por segurança, lazer, alimentação, acomodação e nas paradas eventos com a participação da equipe de apoio, familiares, convidados, com muita moda de viola, forros e alegria.

3)- Os participantes elaborarão normas para a cavalgada, para evitar excessos de bebidas e outras coisas que possam atrapalhar o objetivo do evento.

4) – As paradas e os pernoites acontecerão sempre em fazendas, onde possa haver acomodação para as pessoas e para os animais.

5)- Os cavaleiros e amazonas deverão ser responsáveis pelos objetos e acessórios pessoais, inclusive os necessários para banho e os pernoites que deverão acontecer em barracas, preservando a tradição dos antepassados, tais equipamentos serão transportados por equipes de apoio, que também serão responsáveis pela alimentação nas paradas e nos pernoites .

6)- cada cavaleiro e amazonas será deverá ter seu próprio animal para o trajeto.

CUSTOS

Os custas individuais serão de responsabilidade de cada participante e os custos do movimento ecológico, serão buscados através de patrocinados e dos municípios participantes, através das prefeituras e câmaras municipais.

CONCLUSÃO:

A partir da presente data estamos recebendo sugestões e críticas.

Solicitamos a todos que tiverem conhecimento de migrantes de São Tiago-Mateus Leme e vice-versa, favor informar nome e forma de comunicação com os mesmos.

Pedimos a todos os familiares de Ivo, Hipólito e Castro, que nos passem os dados de quando vieram para Mateus Leme, os nomes, descendentes e endereço dos mesmos.

Pedimos apoio ao projeto dos participantes da ACANM, dos grupos de Cavaleiros do Município de Mateus Leme, através das várias equipes, Associação Serra do Elefante, Cavalhada de Santo Antônio e Cavalhada Feminina, clubes de serviço, ACIAPS, comerciantes em especial os que atuam neste segmento e da população em geral.


ACANM – IRENE OLIVEIRA -

(informações com Marcelino e Irene- 31- 3535-1453- 31- 98536730)

Um comentário: